" partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino."{Mateus 2:9}
Ai que saudades dos natais da minha infância! Tudo era mais bonito, eu podia sentir algo diferente no ar,quase palpável...
Era uma sensação diferente que só dava para sentir no natal.
Você pode pensar ,como eu um dia pensei, era a inocência da infância...Mas não!
É que antigamente nós sentíamos mais, amávamos mais, perdoávamos mais, então assim era mais fácil notar a presença dele, ali e em todo o lugar.
O sabor da comida era diferente. Esperávamos o ano todo, só para ficar ao redor da minha avó vendo ela caprichosamente preparar cada prato. Eu e meus primos enfeitávamos a casa, fazíamos desenhos e volta e meia espiávamos aquela árvore na sala e bem embaixo dela estava lá, um presépio em que tínhamos o prazer de colocar cada figura com muito cuidado.Me lembro que na árvore havia uma estrela enorme da cor prata ,bem no topo e o menino Jesus tinha que ficar milimétricamente bem a baixo daquela estrela.
Tudo era em torno dele, afinal ele era o principal naquela noite.E entre nós todos o que tinha que ter era sorrisos,união e amor.Era como se isso fosse o nosso presente para ele, o que realmente é!
Só podíamos cear depois da meia noite, meu avô pedia a um padre para abençoar um pão sem fermento, e antes de tocarmos na comida, sentávamos de mãos dadas,ele fazia nós olharmos nos olhos de cada um, e ali mesmo, pediámos perdão pelos nosso pecados, pelas nossas rasuras entre nós, agradecíamos pela saúde , pela união, por nossa família, e no mais tocante pediamos que o aniversariante da noite, o Senhor Jesus fissesse parte das nossa vidas e dias.Depois de feita a oração ,era nos dado o pão e o vinho, em memória de Cristo,e só depois disso comíamos.
Os presentes estavam lá,mas nunca foram o foco.
Saudades daqueles natais, que com o passar do tempo, passaram e se foram....
Tudo hoje brilha mais, há mais luzes e mais tecnologia.As crianças de hoje já não acreditam em papai noel, muito cedo sabem que isso é papo furado.Aniversário de Jesus?Vagamente se lembram,pois nas árvores de hoje ,já não há mais espaço para o presépio.
O mundo comercializou o natal, e nós criamos uma distância tão grande entre cada um, que os brilhos do mundo ofuscaram o brilho da estrela maior: JESUS.
Não conseguimos mais senti-lo, como antes... será que ele faltou no seu próprio aniversário?Onde estará Jesus, no meio deste mundo de luzes e ofertas ?
Onde estão a familias reunidas? Morre o patriarca e o elo que unia a familia se dissolve ...
Os laços que une a familias de hoje são tão finos e limitados!Acabam , se perdem...
Não há mais tempo para se unir, para amar, perdoar. Esgotou-se a sinceridade da mesa natalina!
Trocamos presentes, mas não trocamos olhares.Gastamos todo o tempo buscando as melhores ofertas, mas não dispomos de tempo para um abraço!É mais fácil não falar,não olhar, fingir...
Seria muito estranho que no meio de tantos fleches de luzes falsas, pudéssemos ter a sensibilidade de enxergarmos que existe uma luz que brilha mais do que qualquer uma.
Somos programados para não enxergarmos, não sentirmos!
Mas somos cristãos, e o natal é uma festa que se diz cristã, mas cadê o Cristo?
Cristo poderá se sentar a mesa da nossa ceia e cear conosco?
Será que nas nossas mesas está os pratos básicos, que Cristo divide? O prato do amor, a farofa da misericórdia, o acompanhamento de perdão, a toalha da sinceridade, a sobremesa do beijo, do abraço, do conte comigo...
Ou será que só ofereceremos para Cristo peru?
Será que no meio de todos os presentes que compramos para dar, poderemos dar para alguém o maior presente que já nos foi dado por Deus - JESUS CRISTO?
E Jesus está dizendo: 'vem cear, o mestre te chama..vem cear..!"
Um comentário:
Graça e paz filha do eterno, parabéns por este blog de grande relevância espiritual!
Postar um comentário