' Até que se derrame sobre nós o espírito lá do alto; então o deserto se tornará em campo fértil, e o campo fértil será reputado por um bosque.' {Isaías 32:15}
Penso que muitos não entendem que o sol nasce para todos . O dia bom e o ruim, as oportunidades, a saúde a doença, a alegria e a tristeza, a perda e a recompensa, os desafios. Não é assim que Deus nos diz em Eclesiastes 3:1 ' Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.'
E isto é assim porque foi Deus que fez todos nós.Ele perdeu todos nós um dia para o pecado, e sobre um: Jesus nos resgatou novamente para ele. Jesus venho para todos, morreu por todos, e ressuscitou para todos.
É complicado falar em predestinação, para nós (humanos e egoístas) é difícil aceitar predestinação . Mas é fácil quando olhamos para o lado de sermos mais que vencedores, triunfantes, vitoriosos, abençoados, ou exigir educadamente a Deus que as comportas do céu caem sobre a nossa cabeça quando damos os nossos trocados na igreja; nesta hora aceitarmos que as coisas boas de Deus foram feitas para nós abraçamos a predestinação e nem chiamos.
Mas aceitar o mau? Não chiar diante do dia ruim, da perda, da tristeza, da solidão ,do abandono,
do desemprego, da falta de benção. É aí, que o caráter do cristão brilha como um luzeiro . O nosso velho amigo Jó declara a sua esposa murmuradora em meio as suas feridas:'Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal?(Jó 2:10)'
A falta de entendimento do' tempo de Deus ' sobre nosso caminho, nos faz entrar em questões loucas e muitas vezes sermos levados a achar que o mau foi feito pra nós.Que seria o mesmo que declarar que o inferno é a segunda casa, que o diabo é amigo e como diz certa religião asiática: tudo é Karma ou outra religião ocidental: 'estamos em evolução até sermos aperfeiçoados. Parece brincadeira de pic-esconde onde cada um coloca a culpa no outro a tenta se esconder em meio as suas falhas e pecados.
O mau não foi feito para nós, mas ele existe. Na mesma intensidade que existe em cada um de nós o discernimento do bem e mau, do bom e ruim. Cabe a cada um escolher. São as escolhas que definem quem somos e para onde vamos.Nisto está a grandeza de Deus, de ser 'pai' e não um ditador impondo-nos somente um caminho, uma direção. Esta é uma ótima resposta a todos aqueles chatos que ficam te questionando: "mas porque Deus fez isso ou aquilo!"
O que a Palavra nos diz sobre escolhas e o fim delas? ' Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.(Gálatas 6:7)'
Então ano novo chega e já tem gente frustrada ou fazendo planos até o final do ano, determinando que bençãos quer como se estivéssemos em um supermercado.
O que Deus nos diz na palavra sobre o futuro ?' Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis.( Lucas 12:22)
Deus não está mandando nós sermos preguiçosos ou fazer o que der na 'telha', se lermos todo o capítulo 12, Jesus fala em semeadura , o fim de sermos bons e maus, de termos fé, de negarmos a Deus ou servi-lo através de nossas atitudes.
Então quer começar um ano com propósito? Comece sendo servo de Deus permaneça o ano sendo servo de Deus e termine o ano sendo servo de Deus.
Sabe porque eu falo aqui em ser 'servo' e não cristão? Porque o servo faz aquilo que o seu Senhor diz, não porque o seu senhor é um tirano, mas porque ele sabe que o senhor tem muito mais experiência do que ele então aquilo que ele diz é o melhor caminho a seguir e o fim é de benção e gozo eterno.O servo confia!
Não podemos querer ser amigos de Deus se não somos primeiramente servos. O caminhar junto nos leva a intimidade, dia-a-dia.
E se estamos com ele, então quando vier sobre nós o dia ruim, a tristeza, o desamor, a decepção, a doença , a dificuldade teremos nele confiança, fé e sabedoria para vencer sabendo que ele tem cuidado de nós.
Em lamentações está escrito: 'de que se queixa o homem? Queixa-se dos seus próprios pecados.' O ato de reconhecer os nossos erros a luz da Palavra de Deus nos leva ao caminho de arrependimento e humildade. Muitas vezes Deus permite que erramos , que caímos para nos levar a saber onde está os nossos limites e por onde anda a nossa estatura de homem espiritual.
Deus perdoa pecados mas não impede a colheita do seus frutos. Isso soa forte e até parece duro , mas é real sobre todos nós.
Por isso o conselho de Jesus para nós é; ' semeie a palavra'(Lucas 12).
Neste novo ano, dia-a-a-dia ; semeie a palavra.Ande nela, se refugie nela, esteja a sombra dela. E saberá vencer no dia mau e desfrutar o bem que lhe vier.
Um comentário:
A Paz do Senhor, abençoada irmã.
Agradeço pelo comentário no blog, e realmente não tem o que acrescentar ao que você disse. é a pura realidade, "eis que, nos últimos tempos, surgirão homens amantes de si mesmo". Deus tenha misericórdia. Oremos!
Abraço,
Tiago.
Postar um comentário