"Já despi a minha túnica;como a tornarei a sujar?
Já lavei os meu pés; como os tornarei a sujar?"
Cântico dos Cânticos 5:3
O livro de Cântares de Salomão é uma obra poética e romântica que nos mostra o amor de Salomão por uma mulher; do grande rei por uma simples e desconhecida mulher.
Com certeza Salomão sabia usar as palavras... os elogios...
Que mulher no mundo não se derreteria com tais lisonjeios?
E de pensar que de todas as mais de mil mulheres que Salomão teve, uma entre todas era a única 'és a mais bela, a mais amada,a mais formosa...'
Muitos acham um livro carnal,de apelo sexual e de difícil entendimento.
Mas toda a Bíblia é a Palavra de Deus ao homem,inspirada por Deus e escrita por homens,para edificação,santificação,exortação;e digo ainda, levar ao homem a um conhecimento intimo e quem é Deus e suas pretensões conosco.
Se formos ter a fé que Deus criou e formou o homem,que cada um´de nós é conhecido por Ele mesmo antes de sermos formados no ventre e a nossa história já está registrada no céu e nossos dias contados..isso é onipotência!Bom,se sairmos disso,temos o entendimento de que Salomão teve inúmeras mulheres,mas em um momento da sua vida conheceu ' a mulher',que fez ele perceber que todas as outras eram nada diante daquela,conheceu o amor verdadeiro.
Deus é amor? Deus é onipotente? Se tua fé diz que sim, então Deus implantou no coração de Salomão este amor e o fez de uma forma que se tornou tão importante a ponto de inspira-lo a escrever sobre ele.
Porque falar de Cântares?Porque pregar sobre Cântares?
De repente no mesmo livro divino,encontramos a face de um Deus que em Exôdo mostra todo o seu poder,mas em Cântares mostra o seu amor,a sua disposição em amar,o seu cuidado .
Sim,é uma carta de amor de Deus para a sua Igreja.Do seu Rei para a sua rainha.Do seu noivo para a sua noiva...de Deus para você!
Ele podia ter o que quisesse mas escolheu você entre tudo que existe.Tu é a criação dEle.A mais formosa,a mais bela.
O capítulo 5 ...ai, o capitulo 5 ...pegue a sua Bíblia e leia-o como se fosse Jesus e você
os autores principais ( que são de fato).E Jesus começa a falar em alta voz indo ao teu encontro(Já vim para o meu jardim,minha irmã,noiva minha;colhi a minha mirra com a minha especiaria,comi o favo com meu mel,bebi o meu vinho com o meu leite...'vers.1')
Isto é o clamor de Jesus, o seu sacrifício na cruz,a sua disposição em nos amar,a sua escolha em vir até nós,de nos entregar o melhor e de podermos desfrutar do que Ele tem para cada um.Ele venho até o seu jardim...
Aqui entendemos que o que Jesus é e tem para o homem,está para todos (' comei,amigos,e bebei;bebei fartamente,ó amados.'),mas no versículo 2 começa um clamor mais íntimo e de uma forma individual, do amado chamando pela a atenção de sua amada.
Se tu és um apaixonado por Jesus,alguém que está mais além de um servo.Se já pode ser chamado de amigo de Deus ,filho... então entenderá que no versículo temos :Uma amada que escuta a voz do seu amado a chamar....e um amado que clama pela presença de sua amada.
Lindo...... se não existisse o versículo 3!
Sabe o que a amada responde ao amado? - 'Já despi a minha túnica;como a tornarei a vestir? Já lavei os meus pés;como os tornarei a sujar?
falando de costumes judaicos,a mulher aqui já estava preparada para dormir,estava despida e limpa.
Para um bom entendedor,meia palavra basta! Ele estava ali,cheio de amor para dar ,mas ela não estava disposta em ir até a direção dele.
Você já fez isso com Jesus?
Pergunta difícil ,né? Dura...
É certo que em algum momento de nossas vidas espirituais ,nos sentimos tão confortáveis e supridos que nos damos ao luxo de não querer mais e de não ir 'encontrá-lo',mesmo ouvindo Ele nos chamar.Não deixamos de ama-lo,mas temos o entendimento que o que temos basta!
Enquanto esquecemos que o amor não se mede,e o amor de Deus é de tal maneira por nós que é ilimitado (João 3:16).
Nos versículos 5,6,7 e 8 ,quando a amada resolve ir se encontrar e desfrutar do que o amado tem para ela, já não o encontra mais e então se desespera e sai porta a fora gritando por ele a ponto de ser pega e exposta a vergonha sendo ainda espancada .E fica lá caída,pedindo a quem passa...'se tu ver o meu amado diga que estou enferma de amor' .
O desespero nos leva a fazer coisas imprudentes,como ela sair a noite gritando indo em direção a fora dos muros.
jesus não nos abandona nunca..mas muitas vezes Ele nos faz a caminhar por caminhos que nos levar a edificação,a santificação,a entrega...
Sim! A entrega! Ela o amava ,mas não era entregue a este amor de toda a sua alma.
Foi preciso se sentir perdida,abandonada,envergonhada e machucada.Mas a partir do versículo 10 ,notamos uma outra mulher,ela começa a descrever quem é o seu amado para ela,o que ele representa na sua vida; totalmente diferente daquela que não queria vestir a sua roupa e sujar novamente os pés para abrir a porta para o seu amor.
As vezes temos que aprender a amar, a confiar, a se entregar.A olhar para Jesus com novos olhos...olhos apaixonados.A estar totalmente satisfeito,mas sempre se sentir 'nu' diante de Deus.
Ser novamente intimo de Jesus,ser confidente ... estar apto a ir a encontrá-lo ao Seu
sussurrar.
Como termina a nossa história?Bom, no capitulo 8,versículo 10 a amada fala alegremente : "tornei-me aos olhos dEle como aquela que traz prazer."
Que assim sejamos para os olhos de Deus, eu e você, aquele(la) que lhe dá prazer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário